Vale inaugura Vagão Social


Nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, ocorreu o evento de inauguração do Vagão Social, cuja proposta é fortalecer as ações de cidadania e sustentabilidade. O projeto é desenvolvido pela empresa Vale, parceira do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (Gacc-MA), e na ocasião, estiveram presentes as representantes do “Ateliê Em Cantos do Lar”, grupo desenvolvido através do projeto Geração de Renda - Corte e Costura em Estiva, executado pela parceria entre Vale, Gacc-MA e a União de Moradores de Estiva. O projeto, que é realizado na comunidade da Estiva, na Zona Rural de São Luís, tem como objetivo aumentar as oportunidades de autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio do artesanato em tecido.

VAGAO NOTICIA 2

Representando o ateliê, compareceram Francinete, Socorro e Francisca das Chagas, que na oportunidade expuseram seus trabalhos, fizeram várias conexões e receberam encomendas, além de trocarem ideias e experiências com outros grupos semelhantes que participaram da exposição. Segundo Francinete, a troca de experiências fez com que elas compreendessem que os outros grupos tiveram as mesmas dificuldades e desafios que elas tiveram: “Elas não desistiram, tentaram harmonizar as incompatibilidades crescendo nos relacionamentos e conseguiram atingir seus objetivos, e hoje já estão bem amadurecidas e expondo seus próprios produtos, mas sempre no começo há os mesmos problemas e nós estamos enfrentando também”, diz.

VAGÃO NOTICIA

A inauguração do Vagão Social propiciou várias trocas e foi um evento muito especial para os grupos produtivos dos projetos apoiados pela Vale, que estiveram presentes expondo seus trabalhos. Segundo Francisco Fontes, representante da Vale, o Vagão é um projeto com espaço versátil, e ressaltou que um dos princípios do projeto é crescer e evoluir em conjunto, sempre prezando pelo respeito com seus funcionários e parceiros. O Vagão Social fica na Estação do Trem da Vale.

VAGAO NOTICIA 3