Projeto Saber Viver promove oficina “Juventude e participação social” em Bacabeira


IMG_2127

Nos dias 23 e 27 de setembro ocorreu no munícipio de Bacabeira a oficina “Juventude e participação social” em parceria com a APAFAB (Associação de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar do Município de Bacabeira), vinculada ao Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Bacabeira.

A ação, que faz parte do projeto Saber Viver, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos fóruns DCA’S (em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), redes e comitês da região por meio da capacitação de seus participantes, bem como adolescentes e jovens envolvidos nos movimentos sociais para atuarem no enfrentamento da violência sexual.

O trabalho, que inicialmente mobilizou os jovens militantes dos movimentos sociais do município, agora os orienta e qualifica através de oficinas temáticas para torna-los ativos no processo de proteção e enfrentamento da violência sexual. O projeto Saber Viver objetiva estabelecer constantes discussões acerca destes graves problemas que envolvem o tema e contará ainda com outras etapas: Atuação em escolas públicas que envolvam apresentações teatrais para apresentar uma abordagem lúdica sobre a temática, e a disseminação da importância do combate à violência sexual para a sociedade através de manifestações e eventos públicos.

IMG_2132

O projeto, que atua nos municípios de Bacabeira, São José de Ribamar e Rosário, trabalha com a capacitação de 60 adolescentes e ainda prevê a abrangência em 24 escolas das áreas rurais e urbanas dos municípios, de modo a sensibilizá-las para contribuir com o combate à violência.