PROJETO QUALIFICAR PARA TRANSFORMAR EM BACABEIRA E SANTA RITA COMPLETA 10 MESES


                O projeto Qualificar Para Transformar, iniciativa do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GACC-MA) em parceria com a Vale, teve início em julho de 2016. Sua atuação segue em execução nos municípios de Bacabeira, nas comunidades de Zé Pedro e Periz de Cima, e em Santa Rita, na comunidade Centrinho.

                O projeto, que tem como um de seus principais pilares a formação de grupos de geração de renda, fomenta a inclusão social de seus participantes ao permitir o investimento de fundos necessários para concretização do negócio até que cada grupo consiga se manter sem aportes financeiros externos. Em Zé Pedro, Periz de Cima e Centrinho não foi diferente. O principal objetivo foi contribuir para as competências e talentos das famílias das comunidades, e, através do envolvimento delas, foram escolhidas as áreas de qualificação de cada comunidade.

GRUPOS

                Após o processo de reconhecimento de oportunidades de negócio e de capacitação dos participantes, deu-se origem aos grupos produtivos de cada comunidade: ART 135, com a produção de peças em metal, em Centrinho, Gostosuras do Campo, com a produção de doces e salgados em Zé Pedro e o grupo Ateliê Casa & Aconchego, com trabalhos feitos em tecido, em Periz de Cima.

GRUPOS LOGOS

                Hoje, após dez meses de desenvolvimento do projeto e com sua primeira fase concluída, os grupos estão estruturados, equipados com maquinários próprios para sua produção e aptos a produzir e comercializar seus produtos. Eles participam e expõem seus produtos em feiras e eventos da comunidade. Em Bacabeira, por exemplo, os grupos Gostosuras do Campo e Casa & Aconchego participam todas as sextas-feiras da Feira do Produtor, promovida pela prefeitura local.

MONTAGEM GRUPOS

                O GACC-MA parabeniza os participantes de cada grupo e a equipe envolvida pelo esforço depositado no projeto, e acredita no  contínuo crescimento dos grupos e participantes, em prol do desenvolvimento social e econômico das comunidades.

TARJA-QUALIFICAR-VALE