Projeto Qualificar para Transformar


O “Projeto Qualificar para Transformar” tem como objetivo capacitar 600 jovens de 18 a 29 anos nos municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís. Em 2014, iniciou a Fase II do projeto que prevê cursos para complementar a qualificação dos atendidos pelo projeto em sua primeira etapa, que aconteceu em 2011-2012. Em 2015, serão abertas 300 vagas para que outros jovens possam ser qualificados.

A iniciativa é patrocinada pela Petrobras e coordenada pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA). São parceiros do Projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e  as prefeituras municipais de Bacabeira, Rosário e Santa Rita.

O “Qualificar para Transformar” prevê qualificação profissional nas áreas de Construção Civil, Tecnologia da Informática, Metal – Mecânica, Serviços, Gestão, Alimentos e bebidas.

Em 2011, foram oferecidos os cursos de Panificação, Confeitaria, Operador de computador, Auxiliar administrativo, Almoxarife, Operador de computador, Soldador TIG, Eletrodo revestido, Instalador hidráulico, Encanador industrial, Eletricista instalador predial, Mestre de obra, Pedreiro de alvenaria, Instalador hidráulico, Auxiliar geral de obras, Instalador hidráulico, Soldador eletrodo revestido, Encanador industrial, Caldeiraria e Isolador térmico.

Com a finalização das atividades em 2012, 322 alunos foram capacitados nos quatro municípios polo, somando 590 certificações. O Projeto também incentiva a escolarização formal e inserção no mercado de trabalho através da realização de oficinas de orientação ao trabalho para os egressos dos cursos.

Para fortalecer as potencialidades locais, o “Qualificar para Transformar” conta com cursos de capacitação para Líderes Comunitários e Gestores Públicos sobre Políticas Públicas para a Juventude. O Projeto também trabalha a temática da responsabilidade social, envolvendo os empresários e autoridades locais. Estas ações devem contribuir para potencializar os municípios na busca de melhorias para a juventude, através de interferências na formulação de políticas publicas e apresentação de projetos sociais nas concorrências públicas.

projetos


balcao