Picadeiro da Cidadania


O projeto Picadeiro da Cidadania promoveu ações educativas, artístico-culturais e de construção da cidadania com crianças e adolescentes de 07 a 18 anos de idade, residentes nas comunidades: Cidade Olímpica, Liberdade e Itaqui-Bacanga, em São Luís/MA.

A iniciativa foi patrocinada pela Petrobras e coordenada pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC/MA). Contou também com as parcerias da Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga e do Grupo Solidariedade é Vida, e faz parte da Rede Amiga da Criança.

Seu objetivo principal foi reduzir a situação de vulnerabilidade social a que estão expostas as crianças e adolescentes em função da sua realidade socioeconômica, limitadas oportunidades de educação e de acesso a bens culturais.

As atividades do Picadeiro da Cidadania foram realizadas, principalmente, em brinquedotecas que oferecem recursos lúdicos e pedagógicos que auxiliam o desenvolvimento das potencialidades e habilidades de crianças e adolescentes. Além das brinquedotecas, houve o Picadeiro Móvel, veículo que percorreu os bairros realizando atividade socioculturais e educativas.

Entre as ações desenvolvidas estão: sessões de leitura e atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a expressão oral, leitura e produção de textos; sessões de jogos educativos e raciocínio lógico; oficinas de teatro e dança, de artes visuais, de vivência cultural de música e literatura, e folclórica; atividades esportivas e de recreação; oficinas e encontros temáticos sobre diversos assuntos; e seminários e cursos com adolescentes e organizações comunitárias.

Além de investir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, o Picadeiro da Cidadania trabalhou para o fortalecimento das organizações comunitárias a fim de aprimorar sua intervenção na garantia dos direitos infanto-juvenis.

PICADEIRO MÓVEL

Brinquedoteca itinerante que leva a estas comunidades sessões de leitura, raciocínio lógico, alegria e diversão. As brinquedotecas estão localizadas em três comunidades, abrigadas em espaços das organizações parceiras:

CIDADE OLÍMPICA LIBERDADE ITAQUI-BACANGA
Organização: GACC/MA Organização parceira:Grupo Solidariedade é Vida Organização parceira: Pastoral do Menor
Endereço:Centro de Formação Profissionalizante Rua P, Bloco A, Qd 103 - Cidade Olímpica Endereço: -Rua São Gabriel, 200 - Fé m Deus Endereço: Qd, 31, Rua 19, Casa 10 – Vila Embratel
Contato: (98) 3234-9871 Contato: (98) 3232-5886 Contato: (98) 3228-0457
     
projetos